Revista / ano 01 N.02



Apresentação


A revista Léxico de arquitetura e urbanismo e micropolítica, possui o objetivo de construir um platô coletivo com a contribuição de inúmeros parceiros. Em um momento de guerra conceitual, ao qual o estofo [stof en por Flusser] "das palavras vem sendo preenchido e disputado em uma guerra híbrida"; é preciso reconhecer que nunca as palavras e os conceitos perderam o sentido. E também, que tal premissa não pode ser tratada como distópica, mas como um início de um novo momento.

O intermezzo entre as palavras e as coisas é o local dessa guerra, que em nosso propósito é o local onde ela sempre deveria estar, pois não há e não deveria existir conceito consolidado e fechado sobre tudo. A palavra ao longo da história ganha peso com a sedimentação do seu uso, ela ganha um corpo que se engessa. Por exemplo: O que representa a palavra “comunismo” para nossa sociedade de predominância “neoliberal”? Mesmo relacionado aos fazeres comunitários tão presentes nos povos sul americanos é quase impossível relacionar a palavra comunismo com essas práticas, pois ela foi coercitivamente fabulada para um status “maligno e amaldiçoado”. A sedimentação das palavras é o que não nos importa, mas sim a suspensão delas. A contínua investigação arqueológica dos conceitos.

“Eu creio no poder das palavras, na força das palavras, creio que fazemos coisas com as palavras e também que as palavras fazem coisas conosco. As palavras determinam nossos pensamentos porque não pensamos com pensamentos, não pensamos de acordo com uma suposta genialidade ou inteligência, mas a partir de nossas palavras. Pensar é dar sentido ao que somos e ao que nos acontece”. (Notas sobre a experiência e o saber de experiência, Jorge Larrosa Bondía, Conferência proferida no I Seminário Internacional de Educação de Campinas, traduzida e publicada, em julho de 2001)       

O que podemos concluir é que o que vemos nas páginas de redes sociais, na guerra informacional obscura é um levante de fabulação de conceitos, em que muitas vezes não possui base nem comprometimento com as coisas. Por conta de uma herança platônica sempre esperamos muito das palavras, porém é preciso enxergar filosoficamente e questionar as palavras, conceitos e verdades prontas. Sempre um simulacro dentro de um simulacro.



Glossário em ordem alfabética 



G

GENTRIFICAÇÃO. O QUE É GENTRIFICAÇÃO?


Autor do verbete: Rubiene Callegario Iglesias

ARTES DE GOVERNAR - A GOVERNAMENTALIDADE DE MICHAEL FOUCAULT


Autora do verbete: Cristina Bosi

H

HETEROTOPIA – FOUCAULT E O ESPAÇO CONTEMPORÂNEO


Autor do verbete: Marcello Gaiani Bragatto.

L

LABIRINTO: O PERDER-SE.


Autora: Roberta C. Bettcher

M


MULTIDÃO: REENCONTRAR O COMUM


Autor do verbete: Layra Ramos Lugão

P

PODER. O PODER ESTÁ EM TODOS OS LUGARES


Autora do verbete: Thaíssa da Cunha Fugolin

S

SOCIEDADE DE CONSUMO


Autora do verbete: Eliza Hollenstein Gomes

SOCIEDADE DE CONTROLE. O QUE É SOCIEDADE DE CONTROLE ?


Autor do Verbete: Renata Nunes Brito Menezes

V

VIRTUAL. E SE VOCÊ FOSSE UMA SIMULAÇÃO?


Autora do Verbete: Joana Segatto Scabelo



Expediente

Periodicidade: Anualmente fachamos a edição para publicar, mas a chamada para novos trabalhos é de fluxo contínuo.
Normas de publicação:

Chamada: A revista pretende construir um plano incessante, ao qual esses conceitos estariam sempre atualizados. A chamada será aberta com temática livre. Cada escritor/pesquisador deve escolher um conceito e através de um fichamento ordenar as falas sobre ele, fazendo as conexões nas citações. Criando e construindo o seu próprio plano conceitual.

Template: Texto Calibri, 2 páginas, A4, formatação: ABNT autor-data. 
Enviar para o e-mail:  lutero.almeida@ufes.br

Corpo editorial:

Lutero Proscholdt Almeida (UFES)
Clara Luiza Miranda (UFES)
Mário Victor Marques Margotto (UFES)
Gabriela Leandro Pereira (Gaia) (UFBA)
Gabriel Teixeira Ramos (UFG)
Leonardo Izoton Braga (UFMG)
Osnildo Adão Wan-Dall Junior (IFBA)


Revista Léxico

Responsável corporativo: Lutero Proscholdt Almeida
CEMUNI III - Núcleo de Arquitetura e Urbanismo (NAU)
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES - Brasil| CEP 29075-910

Postagens mais visitadas